Sim, todos temos ansiedade. No entanto, nem todos temos um transtorno de ansiedade, em alguns casos a ansiedade pode ser normal e por isso uma avaliação psiquiátrica é fundamental.
EXISTE ANSIEDADE NORMAL?
Ansiedade é algo normal de todo ser humano, pode ser considerado inclusive algo positivo, já que faz de você uma pessoa mais responsável e atenta. Por exemplo, quando você tem uma apresentação para fazer na escola ou uma prova e no dia anterior se sente ansioso, significa que você irá estudar para apresentação, irá se preparar para a prova, irá chegar cedo no dia seguinte, não irá se atrasar, porque a ansiedade lhe gera um senso de responsabilidade.
QUANDO A ANSIEDADE SE TORNA UM TRANSTORNO?
O problema está na ansiedade exagerada, aquela que gera prejuízos para sua vida e lhe causa sofrimento, consequências negativas. No exemplo anterior, em vez de gerar um senso de responsabilidade, a ansiedade exagerada pode fazer com que você não consiga dormir no dia anterior ou ter uma crise de pânico no momento da apresentação. É como um gráfico em forma de U invertido, no pico é onde o indivíduo tem maior produtividade e funcionamento, pouca ansiedade torna a pessoa irresponsável e, portanto, disfuncional, e ao contrário disso, quando está exagerada causa prejuízos e sofrimento.
O QUE É UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE?
A ansiedade exagerada é o que chamamos de TRANSTORNO DE ANSIEDADE, pode envolver sintomas como preocupação excessiva, medo intenso, tensão muscular, insônia, crises de pânico, dificuldade de atenção e irritabilidade. O transtorno precisa ser avaliado por um psiquiatra para se confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
SINTOMAS DE CRISE DE ANSIEDADE
Os sintomas de crise de ansiedade são mais intensos e importantes, ocorrendo em picos, que podem ou não estar relacionados a situações do dia-a-dia. Os sintomas mais comuns que envolvem as crises de ansiedade são:
- Palpitação
- Suor excessivo
- Tremores
- Sensação de falta de ar
- Sensação de desmaio
- Náusea ou desconforto abdominal
- Sensação de formigamento
- Dor no peito
- Medo de perder o controle
- Medo de morrer
Esses sintomas podem acontecer em uma intensidade absurda, muitas vezes o paciente precisa ir à emergência, existe uma clara sensação de que irá morrer ou de que está tendo um infarto. Os casos mais graves de crise de ansiedade são chamados de ATAQUE DE PÂNICO, na qual os esses sintomas surgem de forma abrupta, com uma sensação de medo e desconforto intenso, atingindo um pico em minutos.
FATORES DE RISCO PARA ANSIEDADE
- Temperamentais: caracteristica do indivíduo que já nasce com ele, em geral podem ter uma inibição comportamental, neuroticismo aumentado e evitação de danos como principais características associadas ao desenvolvimento de um Transtorno Ansioso
- Ambientais: traumas na infância, pais superprotetores ou negligentes
- Genético: até 1/3 dos quadros ansiosos posssuem predisposição genética
COMO FAÇO O DIAGNÓSTICO DE UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE?
Existem vários tipos de Transtornos de ansiedade, como por exemplo o Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade de Separação, Síndrome do Pânico, entre outras. O mais comum na sociedade contemporânea é o Transtorno de Ansiedade Generalizado e existem alguns critérios para que possamos fazer o diagnóstico, entre os sintomas que podem estar presente estão:
- Preocupação excessiva
- Medo
- Pensamento catastrófico em relação ao futuro
- Irritabilidade
- Dificuldade de sono
- Inquietação ou sensação de estar com nervos à flor da pele
- Tensão muscular
- Perturbação do sono
Portanto, para que o indíviduo seja diagnosticado é necessário passar por uma avaliação pormenorizada com um psiquiatra, através de uma avaliação da história do paciente e do exame psíquico pode-se chegar a conclusão se o paciente possui um Transtorno Ansioso ou somente uma quadro ansioso normal.
TRANSTORNOS SEMELHANTES
Na psiquiatria existem diversos transtornos que podem simular ou ser semelhantes ao um Transtorno de Ansiedade, ter os sintomas caracterizados não são suficientes para confirmar o diagnóstico, tendo a necessidade de excluir outros possíveis transtornos. Entre os mais comuns na prática médica estão:
- Alterações da Tireoide
- Alterações Cardíacas
- Transtorno Bipolar
- Transtorno Depressivo
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- Transtorno por uso de substâncias
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático
- Transtorno de Adaptação
- Transtorno Psicótico
COMO OCORRE O TRATAMENTO?
Depende da gravidade, que é estabelecida por uma avaliação psiquiátrica. Casos leves podem ser tratados com psicoterapia e mudança de estilo de vida. Casos moderados a graves devem ser tratados com medicamentos, além da psicoterapia e mudança de estilo de vida. A escolha da medicação é individualizada para cada caso, irá depender da idade, sexo, peso, presença de outras doenças, se utiliza alguma outra medicação, os sintomas ansiosos presentes, quais os sintomas alvos, entre outros fatores que são avaliados na consulta psiquiátrica.
Marque uma consulta o quanto antes para ser avaliado, Dr. Koga é especialista em transtornos ansiosos e poderá lhe ajudar no que for necessário. Lhe atenderemos com muita empatia e humanidade, fazendo com que sua qualidade de vida e produtividade seja a melhor possível.
Fonte: https://www.health.harvard.edu/
LEIA TAMBÉM: https://drkoga.com.br/toda-dificuldade-de-atencao-e-tdah/